producaoaila@gmail.com

CLIPE RÁPIDO

Aíla lança clipe para música “Rápido”, primeiro single de seu novo disco, Em Cada Verso Um Contra-Ataque, lançado pelo selo Natura Musical.

Primeira composição própria da artista a ser lançada ganhou registro audiovisual com técnicas de filmagem que abordam o tempo, tema central da canção.

A aceleração do tempo e da vida em contraponto aos retrocessos que vivemos dão o tom da letra de “Rápido”, o single que tem seu clipe lançado nesta quarta-feira. Com direção de Roberta Carvalho, o vídeo também aborda o ritmo do tempo em cenas que trazem a cantora paraense em diversos pontos de São Paulo, onde reside atualmente. O trabalho, que conta com a direção de fotografia de Lucas Escócio, aposta essencialmente na utilização de fotografias em time-lapse (técnica em que várias imagens são capturadas de forma independente e com intervalos de tempo fixos entre um quadro e outro, exibidas de forma a criar movimento), transformando 240 fotos em apenas 10 segundos de imagem em movimento. Além da seqüência de fotos, duas outras técnicas ditam o ritmo de “Rápido”: imagens em “super slow”, processadas muito lentamente, e cenas nas quais Aíla canta a música ao contrário onde, posteriormente – no processo de edição – são invertidas, fazendo tudo que está no entorno da artista andar para trás. Se na canção o ritmo é acelerado – tanto na letra quanto no arranjo – a gravação do clipe trabalhou com linguagem oposta, tendo sido feita quase frame a frame, trazendo Aíla parada em diversos pontos onde a aceleração do fluxo de pessoas é enorme.

As imagens do clipe são, portanto, o registro de um corpo performático interferindo nas ruas simplesmente pelo fato de andar muito lentamente. Estar parado ou quase parado faz-se numa ação para repensar essa aceleração e a efemeridade das ruas, das relações e dos não-lugares da cidade. Nesse sentido, o clipe flerta com as linguagens da vídeo-arte à medida que experimenta a composição do vídeo como uma conjunção de experiências artísticas: a performance, a fotografia, o vídeo experimental.